terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AMAURY JR. FALA DO SEU LIVRO "PRIVATARIA TUCANA"

Ele explica que não conseguia publicar muitas de suas matérias no O Globo, porque o veículo está ligado ao tucanato e em virtude de seu colega diretor de redação (que ganhou o Prêmio Esso com ele) ser assessor do José Serra.
http://www.youtube.com/watch?v=ufUjcYOY_iE

PODEROSOS QUEREM TRANSFORMAR TERRAS AFRICANAS EM PRODUTORAS DE COMBUSTÍVEL

Plantio voltado para biocombustíveis é a principal causa da alta explosiva nos preços de alimentos


Poderosos norte-americanos, europeus e japoneses continuam seu antigo processo de dilapidar a África e seu povo, desta vez usando o solo africano para produzir biocombustíveis em todo o continente - o que representa uma ameaça para os africanos e o mundo inteiro (em termos de alimentação).A Prokon (alemã) iniciou o plantio em grande escala de Jatropha curcas, ricas em óleo, esperando cultivar 200 mil hectares na Tanzânia (área do tamanho de Luxemburgo). 11 milhões de hectares em Moçambique (mais de um sétimo do território total do país) estão sendo disputados por financistas dos Estados Unidos, Canadá, Holanda, Noruega, Inglaterra, Suécia, Alemanha e Japão),  e o governo da Etiópia disponibilizou 24 milhões de hectares para os estrangeiros. Em Gana, a empresa Biofuel Africa (norueguesa) vai cultivar 38 mil hectares, e a Sun Biofuels voltou-se para Etiópia e Moçambique. A Kavango BioEnergy (inglesa) vai investir na Namíbia. Outras firmas ocidentais  voltam-se para Maláui e Zâmbia, onde pretendem produzir biodiesel e etanol a partir da Jatropha curcas, do óleo de palmeira e da cana-de-açúcar.   Segundo especialistas, até 75% do aumento dos preços dos alimentos pode ser atribuído a esta mudança do tipo de lavouras cultivadas.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CPI VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DO LIVRO "PRIVATARIA TUCANA"

Serra e FHC serão chamados a depor
O deputado Protógenes Queiroz conseguiu reunir 250 assinaturas (muito mais que as necessárias)para instalar uma CPI em Brasília, que vai investigar as denúncias contidas no livro "Privataria Tucana", do jornalista Amauri Jr. Segundo Protógenes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o seu ex-ministro da Saúde José Serra, criador da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) serão convocados a depor. 
http://correiodobrasil.com.br/serra-e-fhc-estao-na-mira-da-cpi-da-privataria-que-preve-o-depoimento-de-ambos/344431/

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PRIVATARIA TUCANA: LIVRO DENUNCIA OS ABUSOS NAS PRIVATIZAÇÕES




O livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que esgotou os 15 mil exemplares em apenas um dia e gerou enorme repercussão na internet, relata abusos e irregularidades durante as privatizações de empresas públicas no governo de Fernando Henrique Cardoso. O personagem central dessa história é José Serra, então ministro de FHC, que criou a ANVISA (Agência Nacional de Vivilância Sanitária), usando-a para vigiar a vida de funcionários públicos. Trecho do livro:



..."no núcleo de inteligência montado por Serra, então ministro da Saúde, dentro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o nome de Gerência Geral da Secretaria da Anvisa, o núcleo, comandado por Itagiba, nasceu com o propósito anunciado de esquadrinhar os laboratórios acusados de fraudar os medicamentos genéricos. Era porém um pretexto. Serra dissolveu o agrupamento um ano depois que a imprensa revelou que funcionários públicos estavam tendo suas vidas bisbilhotadas dentro do Ministério. A nomeação e a demissão de um agente do extinto Serviço Nacional de Informação (SNI) por Serra estão documentadas no Diário Oficial da União "

Livro em pdf:



     



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BRASIL NÃO CONSULTA O POVO SOBRE TRANSGÊNICOS, AFIRMA BIÓLOGO FRANCÊS

 Num claro abuso de poder, "a  legalização dos transgênicos no país foi feita por decretos, sem ser acompanhada de debates públicos", constata o biólogo francês Giles Ferment, ex- consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil. Leia sua entrevista em: